10:59 | Author: Atelier da Terra
A arborização urbana é de grande importância na vida das pessoas, principalmente em grandes centros. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice ideal de área verde, seria de 12 m2 por habitante.
Além da função paisagística da árvore, a arborização urbana proporciona benefícios à população como: diminuição da poluição sonora, proteção contra ventos, absorção de parte dos raios solares, diminuição de poeira, ambientes à pássaros, proteção do solo, temperatura mais amena.
Ao iniciar a arborização de um lugar, devemos sempre fazer uma análise de solo, observar o clima da região, a época das chuvas, a umidade relativa do ar e quais são as espécies nativas da região.
Iniciando a arborização de uma cidade nunca se esqueça de:
•Use sempre árvores de folhas pequenas, de porte alto e de persistência perene em ruas, avenidas, parques, praças públicas, perto de edifícios, prédios de escritórios públicos ou lugares de grande movimento de pessoas;
•Nunca use árvores de grandes raízes, tipo Flamboyant, em passeios públicos;
•Nunca use árvores que dêem frutos grandes e pesados;
•Lugares destinados a lazer público, onde crianças brincam e tomem sol não devem ser plantadas árvores com folhas grandes e pilosas, pois estas impedem a devida passagem do sol e a ventilação adequada. Sugerimos árvores tipo: Ipês (Tabebuia SP.), Sibipirunas (Caesalpinia peltophoroides), Quaresmeiras (Tibouchina granulosa), etc;
•Sob redes elétricas, deve-se tomar muito cuidado na escolha da espécie adequada para evitar problemas futuros. Lembre-se que não poderá passar de 8 m quando adulta. Sugerimos:Pata-de-Vaca(Bauhinia longifólia),Manacá-da-serra(Tibouchina candolleana),Pau-mole(Guapira graciliflora), etc.
•Nas ruas já arborizadas que você tenha que fazer o replantio de alguma árvore que morreu ou danificada, lembre-se das espécies existente no local.
Outro fator importante é respeitar as distâncias entre as construções existentes, rede elétrica e a rede hidráulica. Mantenha a distância de pelo menos 4 m entre um poste e uma árvore. Para um bom resultado na hora do plantio da árvore, é fazer uma cova três vezes mais larga que a raiz (torrão), não mais que isso. As raízes devem repousar em chão sólido para poderem suportar o peso da planta. A mistura de plantio deve conter terra, areia e material orgânico curtido. Nunca se esqueça do tutor amarrado junto ao tronco. Utilize um barbante de sisal, borracha ou juta e nunca use arame, pois o ferro fere a planta. Esse amarrado deve ser feito em forma de oito.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: