07:07 | Author: Atelier da Terra
Coleta Seletiva e Lixo Verde


Coleta seletiva consiste em separar os diferentes tipos de lixo no momento de jogá-los na lixeira. Todo lixo selecionado ou descartado no lugar certo, é considerado material de qualidade para ser reciclado.
Esse lixo selecionado que chamamos de reciclagem, serve de matéria prima para a fabricação de novos produtos. Todos podem participar é só, identificar os materiais que podem ser reciclados e disponibilizar em lixeiras distintas para cada tipo de resíduo. Procurar em sua cidade, no seu bairro o lugar correto para a destinação desses resíduos, você estará contribuindo para diminuir a poluição do solo, água e ar, diminuir a exploração de recursos naturais, diminuir o consumo de energia elétrica, prolongar a vida útil dos aterros sanitários e reduzir o desperdício.

Curiosidades:
•Cada brasileiro gera, em média 1 kg de lixo por dia. Se você viver 70 anos você terá gerado aproximadamente 25 toneladas de lixo.
•Você sabia que cada tonelada de papel reciclado poupa-se 22 árvores.
•Você sabia o papel demora 3 meses para se decompor na natureza e que o plástico 600 anos?
•1 kg de vidro usado transforma-se em 1 kg de vidro novo e economiza 30% de energia elétrica.

O lixo verde, que deve ser considerado como matéria orgânica, é o melhor condicionador de solo por proporcionar condições para a manutenção da vida de vários animais decompositores. Também protege o solo do carregamento pela as águas das chuvas (erosão) e estimula o florescimento das plantas.
A terra vegetal, nada mais é do que a decomposição de matéria orgânica (lixo verde) e essa matéria orgânica ajuda a combater o efeito estufa, uma vez que estimativas de pesquisadores e cientistas afirmam que o solo com matéria orgânica é responsável por reter até 12 kg de carbono por metro quadrado nos primeiros 100 cm de profundidade, enquanto que na parte aérea, acima do nível do solo, contabilizando todas as plantas, se consegue metade desse valor por metro quadrado.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: