03:34 | Author: Atelier da Terra



O nosso país possui a flora arbórea mais diversificada do mundo.

A presença de matas nativas, principalmente nas encostas íngremes, topo de morros e ao longo de rios, córregos e represas serve como obstáculo ao livre escorrimento da água das enxurradas, reduzindo sua velocidade e possibilitando sua infiltração no solo para a absorção pelas plantas e para a alimentação dos aquíferos subterrâneos. Consequentemente, contribui de maneira decisiva para evitar o assoreamento do leito de córregos, rios, estatuários, lagoas e várzeas.

A prática de fixar pregos e outros materiais ferruginosos nas árvores costuma permitir a entrada de bactérias e vírus no interior do vegetal, causando a ele males que podem levar ao seu enfraquecimento e mesmo à sua morte.

Circundar árvores com arames é outra ação que também provoca inúmeros danos à saúde das árvores, na medida em que "enforca" a planta - que cresce também lateralmente - impedindo que a seiva chegue até as suas raizes.

Evitar estas práticas é tratar as árvores com amor e respeito.
Category: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: